segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Eu no boteco com Freud, Lacan e Jung, debatendo o Facebook




Então....

Agora numa conversa de boteco com os parceiros Freud, Lacan e até mesmo Jung que se juntou a nós pra beber a "saideira" comentávamos a respeito do Facebook. 

Algumas avaliações diziam que este espaço dialogava de forma narcisista com o mundo exterior. Freud afirmava categoricamente que era o alter ego se manifestando de forma explicita, projeção óbvia. 

Lacan de forma incisiva dizia, isso  aqui é uma espécie de psicologia dialética, superando o espelho, é a auto estima se pronunciando pra além do alter ego. Freud enfurecido retrucava: 

Não, isso é um equívoco o que se vê ali é esta auto estima excessiva isso é absolutamente um narcisismo patológico. 
Jung, sempre de forma retardatária e plagiando o já "dito e escrito" se atravessa na conversa e larga essa: "Esse espaço é a sombra da psique, é um lugar de disputas íntimas que as pessoas jogam ao público" como redenção. 

Alguns risos. Mais outra saideira. 

E você Gilmar o que dizes:....pensei.....mais um gole...e optei pela diplomacia;

Como sou amigo dos amigos, prezo pelas boas relações, principalmente aquelas que te seguram e não nos traem, tangenciei na contemplação.

Respirei e disse; "Isto aqui é a universalização da psicologia, da autoestima, da claridade das manifestações plurais e um desnudar das hipocrisias cotidianas".

Entretanto, não fui bem compreendido. Quase brigamos;

Freud na intimidade que temos chegou a me sentenciar. Vais te tornar outro Jung. Plagiador e contemplador pra te esquivar do debate real.;

Tomei mais um gole e lhe respondi. Não personalize o alter ego Sigmund, não te valhas de ter dito o óbvio antes de nós. Podemos melhorar isso. 
E, pra além disso, posso brigar no boteco com vocês, mas meus amigos e seguidores nas redes sociais são mais importantes. 

Caras e bocas feitas, remarcamos nossa conversa etílica pra outro dia.

*Este escrito é baseado numa frase que ouvi hoje e dissertei. Ou quase isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário